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XI JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E IX COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

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NOS ENTRE-LUGARES DA ETNOMUSICOLOGIA

Belém – Pará

27, 28 e 29 de outubro de 2024

 

O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar pesquisas, na área de etnomusicologia, realizadas no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, na Escola de Música da UFPA (EMUFPA), na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA e na UEPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Possui como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os Mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área.

Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com dez edições realizadas, sendo as seis últimas casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde à XI edição da Jornada e ao IX do Colóquio, previsto para acontecer em três dias, e conta, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos, nacionais e internacionais, entre outros segmentos, todos estruturados em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular, e de trabalhos publicados em Anais. A Jornada e o Colóquio vêm se consolidando como acontecimentos importantes, em nível nacional, da área de Etnomusicologia no Brasil, mesmo tendo sido idealizados, inicialmente, como regionais.

A Jornada e o Colóquio demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo em âmbito nacional, e até mesmo internacional, na área da etnomusicologia. Buscam socializar pesquisas desenvolvidas em segmentos de graduação e pós-graduação em música, assim como se propõem a fomentar a divulgação da produção científica de textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza tanto o diálogo da Academia com Mestres da cultura quanto abordagens colaborativas no tocante à produção de conhecimento e à permanente reflexão sobre saberes e práticas musicais investigados. Estes vêm contribuindo, sobremaneira, com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA e UEPA.

O Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que nasceu na UEPA, passou a acontecer juntamente com a Jornada de Etnomusicologia, na medida em que o LabEtno se tornou instância agregadora dos Grupos de Pesquisa das duas IES. Assim sendo, o Colóquio se uniu ao perfil e aos propósitos da Jornada de Etnomusicologia mencionados anteriormente.

No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia e do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação, no Pará e na Amazônia, da etnomusicologia e de outras ciências musicais com as quais estabelece interfaces, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente em termos culturais, econômicos e sociais.

A proposta para a XI Jornada e o IX Colóquio consiste em uma programação online composta por uma Conferência de Abertura, uma Roda de Conversa, quatro Vídeos Cast., Comunicações Orais selecionadas por membros de um Comitê Científico de abrangência pelo menos nacional e três Apresentações Artísticas de práticas musicais amazônicas. Além disso, um diferencial desta edição será o primeiro dia de evento com uma programação dedicada ao Labetno de Portas Abertas, atividade presencial que ocorrerá no primeiro dia da XI Jornada e IX Colóquio.

O primeiro dia de evento, 27 de outubro, será totalmente presencial e os demais, 28 e 29 de outubro, totalmente online, podendo ser acompanhando no Canal Etnomusicologia UFPA no YouTube. Promovidos pelo LabEtno e Grupos Associados da UFPA e UEPA, a XI Jornada de Etnomusicologia e o IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão apoiados, entre vários parceiros internos e externos às duas IES, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), e também por dois novos Programas de Pós-graduação em Música aprovados pela Capes, em 2023, ambos pioneiros na região Norte brasileira: na UFPA, um Mestrado em Música na modalidade Profissional (PROFMUS), e, na UEPA, o Programa de Pós-graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), na modalidade Acadêmica.

O conhecimento etnomusicológico produzido pelo LabEtno e Grupos de Pesquisa associados são desenvolvidos ora nos entre-lugares disciplinares, ora com as pessoas que se encontram nos entre-lugares institucionais, neste caso sujeitos e coletividades que dialogam com a academia e, também, com pessoas que se encontram em ambos os contextos, isto é, dentro e fora das Universidades. Quer-se, “Nos entre-lugares da etnomusicologia”, discutir e tensionar o trabalho fronteiriço da etnomusicologia inserido nas relações transdisciplinares da produção de conhecimento, bem como em espaços de negociação entre os saberes e os seus produtores, como também na difusão alargada de saberes sobre música nas sociedades. Assim, para além de pensar os lugares de produção de conhecimento, propõe-se pensar as relações e negociações que emergem nas fronteiras dessa produção.

 

CHAMADA DE TRABALHOS

Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da XI Jornada de Etnomusicologia e do IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão publicados em Anais e no formato de artigos científicos. Serão avaliadas submissões não apenas de trabalhos em etnomusicologia, mas em qualquer campo de conhecimento, desde que abranjam a música, obrigatoriamente, como objeto de estudo. Assim, além da etnomusicologia, o evento poderá acolher submissões em educação musical, composição, práticas interpretativas, teoria da música, musicologia, sonologia, musicoterapia, entre outros subcampos musicais, assim como em antropologia (da arte, da dança, cultural, social etc.), sociologia, história, comunicação, geografia, estudos culturais, semiótica, estética, medicina, biologia, ecologia, física, entre outras áreas não musicais cujos trabalhos submetidos deverão possuir a música como objeto de pesquisa e estudo.  Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo de um Comitê Científico diversificado, contando com integrantes de diferentes regiões do Brasil, e até mesmo do exterior. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação.

  Serão critérios de avaliação:

- Relevância do trabalho (centralidade na música, atualidade, inovação e contribuição para a área ou as áreas de conhecimento implicadas).

- Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação).

- Qualidade da escrita (normatização, tratamento adequado da linguagem, sequenciamento lógico e encadeamento de ideias).

 Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados. 

A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail coloquiojornada@gmail.com

 Template em português

 Template em inglês

 Template em espanhol

 

 CRONOGRAMA 

 

CRONOGRAMA

PRAZOS

Lançamento do evento

20/06/2024

Submissão das chamadas de trabalhos

21/06 a 31/07/2024

Avaliação dos trabalhos (primeira etapa)

06 a 26/08/2024

Avaliação dos trabalhos (segunda etapa)

27/08 a 05/09/2024

Divulgação dos trabalhos aprovados

09/09/2024

Divulgação detalhada da programação do evento

01/10/2024

Entrega, por parte dos autores, da versão final dos trabalhos (a serem publicados nos anais do evento)

15/10/2024

Realização do evento

27, 28 e 29/10/2024

 

 Comissões de trabalho

 Comissão Organizadora da XI Jornada de Etnomusicologia, IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia

Tainá Maria Magalhães Façanha (Coordenação Geral)

Sonia Maria Moraes Chada

Liliam Cristina Barros Cohen

Adriana Clairefont Melo Couceiro

Jucélia da Cruz Estumano

Jorgete Maria Portal Lago

Paulo Murilo Guerreiro do Moraes

Marcus Facchin Bonilla

Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes

 

Comissão de Comunicação e Divulgação

Raphael Bezerra

João Santos

Saulo Caraveo

 

Comissão de Produção Artística

Anielson Costa Ferreira

 Rodrigo Ramos

Marcelo Cardoso

Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes

Jucélia Estumano

Angelo Gustavo

Jady Roberta Oliveira

 

Comissão da Interação Tecnológica

Evelyn Silva

Isaque Baía

Paula Thaís Pelaez

 

Coordenadoria Administrativa

Adriana Melo Couceiro

 

Presidência da Comissão Científica

Marcus Facchin Bonilla (UFNT)

Jorgete Maria Portal Lago (UEPA\GEMAM)

Jucélia da Cruz Estumano (UFPA/UDESC)

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