Página inicial > VIII Jornada de Etnomusicologia e VI Colóquio Amazônico de Etnomusicologia

VIII JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E VI COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

• Acessos: 4874
TRADUÇÕES / TRANSLATIONS:  Ícone Do Vetor Da Bandeira Da Espanha Ilustração Stock - Ilustração de  bandeira, vetor: 100827644Espanhol    Estados unidos - ícones de bandeiras grátisInglês

ETNOMUSICOLOGIA LOCAIS: SABERES E FAZERES

Apresentação

O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar as pesquisas na área de etnomusicologia no PPGARTES/FACULDADEDEMÚSICA/EMUFPA/UFPA/UEPA. Os específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Tem como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais do Estado e da Região; estabelecer pontes entre a Academia e os mestres e sabedores musicais do Estado e da Região, e promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins com vistas ao incremento da disciplina.

Entre os eventos realizados pelo LabEtno destacam-se a Jornada de Etnomusicologia, com sete edições realizadas, e as três últimas edições do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia (de um total de quatro), que ocorreram de modo casado com a Jornada. O evento proposto, também casado, correspondente à VIII edição da Jornada e ao VI do Colóquio. Ocorrerá em três dias, contando, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos da Região Norte, mas também abrindo espaço para colaborações nacionais e internacionais. Estruturada em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular e produção de Anais, a Jornada de Etnomusicologia vem avançando no sentido de consolidar-se como acontecimento importante da área no Brasil.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, em 2021, o evento ocorrerá em ambiente virtual. A conferência, mesas redondas e apresentações artísticas acontecerão em forma de lives no YouTube do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA . As apresentações das comunicações orais acontecerão de forma síncrona via Google Meet, durante a programação do evento. As comunicações serão subdivididas e organizadas em sessões a serem divulgadas previamente após o período de avaliação.

CRONOGRAMA GERAL

ATIVIDADES

PRAZOS

Lançamento do evento

01 julho/2021

Submissão das chamadas de trabalhos

05 julho a 25 agosto/2021

Avaliação dos trabalhos

01 a 26 setembro/2021

Divulgação dos trabalhos aprovados

01 outubro/2021

Entrega, por parte dos autores, da versão final dos trabalhos (a serem publicados nos anais do evento)

10 outubro/2021

Divulgação detalhada da programação das sessões de comunicações, pôsteres e apresentações artísticas.

20 outubro/2021

Realização do evento

26, 27 e 28 de otuubro/2021

PROGRAMAÇÃO GERAL

Chamada de trabalhos:

Com relação às comunicações orais, a serem publicados nos anais do evento e a serem apresentadas nas sessões para tal fim, a VIII Jornada e o VI Colóquio aceitarão trabalhos em Etnomusicologia e áreas afins. Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo do Comitê Científico. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação.

Serão critérios de avaliação:

- Relevância do trabalho (atualidade, inovação e contribuição para a área)

- Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação).

Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados. A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>

Todas as informações referentes ao evento poderão ser consultadas no site - <http://www.labetno.ufpa.br/>

TEMPLATE VIII JORNADA PORTUGUÊS

TEMPLATE VIII JORNADA ESPANHOL