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Grupos de Pesquisas

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O GPMIA foi criado em 2007, a partir do projeto de pesquisa “Música e Sociedade Indígena na Amazônia”, que possuía apoio da UFPA através do Programa de Apoio ao Recém Doutor (PARD) e parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi. O GPMIA possui três grandes linhas de pesquisa: 1. Música Indígena na Amazônia; 2. Estudos Etnomusicológicos no Pará; 3. Interfaces epistêmicas em Artes. Possui um acervo de mídias digitais em áudio e vídeo sobre os repertórios musicais do Alto Rio Negro, particularmente relacionados à cidade de São Gabriel da Cachoeira (Amazonas), e dos repertórios do clã Desana Guahari Diputiro Porã, além de entrevistas e vídeos gravados em CD e DVD. Esse acervo tem sido objeto de estudo dos subprojetos de Iniciação Científica e do projeto de pesquisa “Mito e Música entre o clã Desana Guahari Diputiro Porã, AM”. O acervo também possui documentos digitalizados referentes à Memória Histórica do Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém, e a outros projetos de mestrandos, doutorandos e graduandos sobre a música na Região Norte.

 

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O GEMPA foi criado em 2012. É um grupo de estudo, investigação e produção de conhecimento sobre diversas práticas musicais existentes no Pará e é formado por professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPA. Possui duas linhas de pesquisa: 1. Práticas musicais e 2. Interfaces epistêmicas em Artes, contando com acervo em áudio e vídeo sobre pesquisas desenvolvidas e outro digitalizado abrangendo literatura etnomusicológica e música paraense. O projeto de pesquisa “Práticas Musicais no Pará” constitui o projeto principal do grupo, o qual abriga vários subprojetos de pesquisa, bem como de extensão e ações de ensino e pesquisa desenvolvidas em disciplinas da graduação e pós-graduação.

 

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O Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM) se encontra cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) desde novembro de 2010. Desenvolve projetos de pesquisa e realiza estudos dirigidos na área de Etnomusicologia, bem como organiza eventos científicos, regularmente, em parceria com o Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O ponto de partida para a criação do GEMAM foi a constatação de que muito pouco ainda se conhece sobre o universo musical e estético das culturas expressivas amazônicas. Pretende-se investigar, documentar e analisar este universo em suas dimensões histórica, social, cultural, identitária e/ou estética. O principal objetivo é o levantamento de materiais a respeito da história musical e artística da Amazônia (mas não apenas dela), além de realizar uma abordagem crítica da linguagem e do fazer musical atual, com enfoque etnomusicológico e/ou estético. Pretende-se ainda compreender sentidos e especificidades das linguagens artísticas em diferentes culturas, incluindo a música, nas perspectivas estética, cultural e social. Além de propor projetos de pesquisa, o GEMAM constitui um intenso fórum de discussão em cima de bibliografia especializada e experiências de campo, tornando-se importante referência para Etnomusicologia na região. Participam do GEMAM professores da UEPA e da UFPA, assim como discentes do curso de Licenciatura em Música da UEPA, integrantes do LabEtno e colaboradores externos.

 

Grupos de Investigación

 

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El GPMIA fue creado en 2007, a partir del proyecto de investigación “Música y Sociedad Indígena en la Amazonia”, que contó con el apoyo de la UFPA a través del Programa de Apoio ao Recém Doutor (PARD), un trabajo conjunto con el Museo Paraense Emilio Goeldi. EL GPMIA cuenta con tres grandes líneas de investigación: 1. Música indígena en la Amazonia; 2. Estudios etnomusicológicos en el estado de Pará; 3. Interfaces epistémicas en Artes. El proyecto de investigación principal se denomina Música y Sociedad en la Panamazonia y a él se vinculan diversos sub-proyectos. Cuenta con una colección de medios digitales en audio y video sobre los repertorios musicales del Alto Río Negro, particularmente relacionados a la ciudad de São Gabriel de Cachoeira, en el estado de Amazonas, y dos repertorios del clan Desana Guahari Diputiro Porã, además de entrevistas y videos grabados en CD y DVD. Esta colección ha sido objeto de estudio de los sub-proyectos de Iniciación Científica y del proyecto de investigación Mito y Música en el clan Desana Guahari Diputiro Porã en el estado de Amazonas. La colección cuenta asimismo con documentos digitalizados relativos a la memoria histórica del Instituto Estadual Carlos Gomes, en Belém y a otros proyectos de estudiantes de maestría, doctorado o de grado en Música en el norte de Brasil.

 

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El GEMPA se creó en 2012. Se trata de un grupo de estudios, investigación y producción de conocimiento sobre diferentes prácticas musicales existentes en Pará y lo componen docentes y alumnos de cursos de grado y de posgrado de la UFPa. Cuenta con dos líneas de investigación: 1. Prácticas musicales e 2. Interfaces epistémicas en artes. Cuenta con una colección en audio y video sobre estudios ya realizados y otro acervo digitalizado que abarca literatura etnomusicológica y música de Pará. El estudio investigativo Prácticas Musicales en el estado de Pará es el principal proyecto del grupo. Como tal cuenta con varios sub-proyectos de investigación, así como otros de extensión y acciones didácticas y de estudio llevadas a cabo en asignaturas de cursos de grado y posgrado.

 

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El Grupo de Estudios Musicales de la Amazonía (GEMAM) está inscrito en el Directorio de Grupos de Pesquisa del CNPq y está certificado por el Vicerrectorado de Investigación y Posgrado (Propesp) de la Universidad del Estado de Pará (UEPA) desde noviembre de 2010. Realiza proyectos de investigación y estudios en el área de Etnomusicología, así como organiza regularmente eventos científicos junto con el Laboratorio de Etnomusicología (LabEtno) de la Universidad Federal del Pará (UFPa).
La creación del GEMAM se debe a la constatación de que se sabe todavía muy poco sobre el universo musical y estético de las culturas más importantes de la Amazonia. Se pretende investigar, documentar y analizar este universo en sus dimensiones histórica, social, cultural, de identidad y/o estética. Su principal objetivo es la recolecta de materiales sobre la historia musical y artística de la Amazonia (aunque no apenas de ella), además del fomento de una aproximación crítica del lenguaje y de la práctica musical actual con un enfoque etnomusicológico y/o estético. Se pretende, igualmente, comprender los sentidos y especificidades de los lenguajes artísticos en diferentes culturas, incluyendo la música, en sus perspectivas estética, cultura y social. Además de proponer proyectos de investigación, el GEMAM constituye un intenso foro de debate sobre bibliografía especializada y experiencias de campo, transformándose en referencia importante para la etnomusicología de la región. Participan en el GEMAM docentes de la UEPa y de la UFPa, así como discentes del curso de Licenciatura en Música de la UEPa, integrantes del LabEtno y colaboradores externos.

 

Research Groups

 

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GPMIA was created in 2007, based on the research project “Music and Indigenous Society in the Amazon”, which was sponsored by the UFPA through the Support to the Newly-Doctor Program (PARD) and in a partnership with the Museu Paraense Emílio Goeldi. GPMIA has three main lines of research: 1. Indigenous Music in the Amazon; 2. Ethnomusicological studies in Pará; 3. Epistemic interfaces in Arts. The main research project is called “Music and Society in Pan-Amazon”, which is linked to several sub-projects. It has a collection of digital media in audio and video about the musical repertoires of the Alto Rio Negro, particularly related to the city of São Gabriel da Cachoeira (Amazonas), and the repertoires of the Desana Guahari Diputiro Porã clan, in addition to interviews and videos recorded on CD and DVD. This collection has been the object of study by the Scientific Initiation subprojects and the research project “Myth and Music among the Desana Guahari Diputiro Porã, AM” clan. The collection also has digitized documents referring to the Historical Memory of the Carlos Gomes State Institute, in Belém, and to other projects for master's, doctoral and graduate students, on music in the North Region.

 

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GEMPA was created in 2012. It is a study/investigation/knowledge-production group, focusing several existing musical practices in Pará and is formed by professors and students of the undergraduate and graduate courses at UFPA. It has two lines of research: 1. Musical practices and 2. Epistemic interfaces in Arts, with a. an audio and video collection on research that has been developed, and b. a digitized collection covering Ethno-musicological literature and music in Pará. The research project “Musical Practices in Pará” is the main project of the group, housing several research subprojects, as well as extension and teaching and research actions developed in undergraduate and graduate courses.

 

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The Amazon Music Studies Group (GEMAM) is registered in the CNPq Research Groups Directory and has been certified by the Dean of Research and Graduate Studies (Propesp) of the State University of Pará (UEPA) since November 2010. It develops research projects and conducts studies directed to the area of ​​Ethno-musicology, and it organizes regular scientific events in a partnership with the Laboratory of Ethno-musicology (LabEtno) of the Federal University of Pará (UFPA).

The starting point for the creation of GEMAM was the realization that very little is known about the musical and aesthetic universe of expressive Amazonian cultures. The intention is to investigate, document and analyze this universe in its historical, social, cultural, identity and/or aesthetic dimensions. The main objective is to survey materials about the musical and artistic history of not only the Amazon, but to carry out a critical approach to the current language and musical practice, with an Ethno-musicological and/or aesthetic focus. The intention is also to understand the meanings and specificities of artistic languages ​​in different cultures, including music, from the aesthetic, cultural and social perspectives. In addition to proposing research projects, GEMAM constitutes an intense discussion forum based on specialized bibliography and field experiences, thus becoming an important reference for Ethno-musicology in the region. Professors from UEPA and UFPA participate in the GEMAM, as well as students in the Music Degree course at UEPA, members of LabEtno and external collaborators.

 

 

 

 

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