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Arqueologia Musical Amazônica

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Coordenadora: Líliam Barros

Instituições participantes - Museu Paraense Emílio Goeldi; Museu Nacional da UFRJ

Apoio - Laboratório de Etnomusicologia da UFPA

Equipe:

Lìliam Barros - coordenadora

Simone Mesquita - pesquisadora consultora do MN

Maura Imasio - pesquisadora consultora do MPEG

Rafael Severiano - PPGARTES

Sidney Mayon - GPMIA

Lohana Gomes - GPMIA

 

Objetivos e métodos: Trata-se do estudo organológico e interpretação dos usos associados aos instrumentos musicais precolombianos das coleções arqueológicas Tapajônica, Marajoara e Xinguana do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Museu Nacional da UFRJ. A pesquisa deverá ser realizada em três anos.

Inicialmente será feito levantamento bibliográfico na área de etnomusicologia e arqueologia musical visando conhecer as experiências realizadas em países da América Latina e do Norte, bem como procurando problematizar os estudos arqueológicos no campo da pesquisa musical. Concomitantemente será realizado levantamento bibliográfico acerca dos estudos sobre arqueologia amazônica. As fontes históricas também serão consultadas, tais como crônicas de naturalistas viajantes, padres e/ou cartas e documentos oficiais que abordem questões relacionadas às peças contidas nestas coleções. Estudos etnológicos sobre as populações indígenas amazônicas e estudos etnomusicológicos sobre as Terras Baixas da América do Sul serão realizados concomitantemente aos demais, dando continuidade aos estudos já realizados pelo Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia.

Em sequência, terá lugar a análise dos instrumentos musicais. Serão feitos registros fotográficos após o consentimento da instituição parceira e a análise organológica e morfológica dos instrumentos musicais será realizada a partir de um estudo comparativo de metodologias de classificação de Curt Sachs e outras experiências de taxonomização (IKEDA, 1997; SATOMI, 2008; SEEGER, 1987; TRAVASSOS, 1987). Será feita catalogação dos instrumentos musicais indicando sua numeração, local de origem, dados bibliográficos e do coletor e outras informações consideradas relevantes, pretende-se, também, oportunizar imagens gráficas dos instrumentos musicais, a partir de desenhos indicando o processo de produção sonora. Para tanto, serão investigadas outras experiências em museus da América Latina e de outros países com coleções de instrumentos musicais. As imagens e outros arquivos ficarão guardados no acervo do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia – GPMIA, com restrição de acesso.

A partir do estudo bibliográfico específico voltado para cada área arqueológica, pretende-se ter uma compreensão da dimensão de tipos de instrumentos musicais presentes nas coleções, representativos das culturas precolombianas e de possíveis interpretações de seus usos cerimoniais. Serão observadas notificações sobre outros achados arqueológicos no mesmo sítio no qual foram encontrados os instrumentos musicais, tendo em vista uma percepção de dimensão mais abrangente em relação ao contexto arqueológico e sociocultural das práticas musicais.

O projeto terá um caráter amplo e poderá abrigar subprojetos desta natureza em sítios arqueológicos ao longo da região amazônica se houver demanda para isto. O projeto poderá estender-se, também, para o campo da pesquisa em Iconografia Musical e da etnoarqueomusicologia, tendo em vista os diversos sítios com arte rupestre na região e as possibilidades de interesse de grupos indígenas em estabelecer parcerias com o GPMIA.

O projeto deverá integrar as demais atividades do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia – GPMIA com a participação nos Seminários do GPMIA, nas reuniões de estudo mensais, na inclusão de bolsistas e pesquisa, e na produção científica em livros, periódicos, congressos e demais participações da área.

 Blog https://arqueologiamusicalamazonica.blogspot.com/

 

Arqueología Musical Amazónica

 Objetivos y métodos: Se trata del estudio organológico y la interpretación de los usos asociados a los instrumentos musicales precolombinos de las colecciones arqueológicas Tapajónica, Marajoara y Xinguana del Museo Paraense Emilio Goeldi y del Museo Nacional de la UFRJ. El estudio se realizará a lo largo de tres años.

Se hará una búsqueda bibliográfica en el área de etnomusicología y arqueología musical con vista a conocer las experiencias en países de América Latina y del Norte, así como buscando problematizar estudios arqueológicos en el campo de la investigación musical. Al mismo tiempo, se realizará una búsqueda bibliográfica acerca de estudios de arqueología amazónica. Serán también consultadas fuentes históricas, tales como crónicas de naturalistas viajeros, padres y/o cartas y documentos oficiales que traten de asuntos relacionados a los objetos contenidos en estas colecciones. Se realizarán, concomitantemente a los demás, estudios etnológicos sobre las poblaciones indígenas amazónicas y estudios etnomusicológicos sobre las Tierras Bajas de América del Sur, dando continuidad a los estudios ya realizados por el Grupo de Estudios Musicales y de Identidad en la Amazonía.

Seguidamente, se pasará al análisis de los instrumentos musicales. Se documentará fotográficamente previo consentimiento de la institución colaboradora y se realizará el análisis organológico y morfológico de los instrumentos musicales a partir de un estudio comparativo de metodologías de clasificación de Curt Sachs y otras experiencias de taxonomía (IKEDA, 1997; SATOMI, 2008; SEEGER, 1987; TRAVASSOS, 1987). Se catalogarán los instrumentos musicales indicando su numeración, lugar de origen, datos bibliográficos y del recopilador y otras informaciones consideradas relevantes. Así mismo, se pretende poner a disposición elementos gráficos de los instrumentos musicales a partir de dibujos que indican el proceso de producción sonora. Con esa finalidad, se investigarán otras experiencias en museos de América Latina y de otros países con colecciones de instrumentos musicales. Las imágenes y otros archivos permanecerán guardados en la colección del Grupo de Investigación sobre Música e Identidad en la Amazonia - GPMIA, con restricción de acceso.

A partir del estudio bibliográfico específico para cada área arqueológica, se pretende obtener una comprensión de la cantidad de tipos de instrumentos musicales representativos de las culturas precolombinas presentes en las colecciones y de posibles interpretaciones sobre sus usos ceremoniales. Se observarán notificaciones sobre otros descubrimientos arqueológicos en el mismo yacimiento en el cual se encontraron los instrumentos musicales, llevando en cuenta una percepción más amplia con relación al contexto arqueológico y sociocultural de las prácticas musicales.

El proyecto tendrá un enfoque amplio y podrá dar lugar a sub-proyectos de esa naturaleza en yacimientos arqueológicos a lo largo de la región amazónica si hubiese demanda para eso. El proyecto podrá extenderse, incluso, para el campo de la investigación en Iconografía Musical y en etnoarqueomusicología, llevando en consideración los diferentes yacimientos de arte rupestre en la región y el posible interés por parte de los grupos indígenas en establecer una colaboración con el GPMIA.

El proyecto pretende integrar las demás actividades del Grupo de Investigación sobre Música e Identidad en la Amazonía - GPMIA con la participación en Seminarios del GPMIA, reuniones de estudio mensuales, la inclusión de becarios e investigación y la producción de publicaciones científicas en libros, revistas, congresos y otro tipo de participación en el área de estudio.

Proyecto concluido.

 

Amazonian Musical Archeology

Objectives and methods: This is the organological study and interpretation of the uses associated with the pre-Columbian musical instruments from the Tapajônica, Marajoara and Xinguana archaeological collections of the Museu Paraense Emílio Goeldi and the Museu Nacional da UFRJ. The research should be carried out in three years.

Initially there will be a bibliographic survey in the area of ​​ethnomusicology and musical archeology in order to learn about the experiences carried out in Latin American and North American countries, as well as to detect and deal with the problematic issues in archaeological studies in the field of musical research. Concomitantly, a bibliographic survey will be carried out on studies on Amazonian archeology. Historical sources will also be consulted, such as chronicles of traveling naturalists, priests and/or letters and official documents that address issues related to the pieces contained in these collections. Ethnological studies on the Amazonian indigenous populations and ethnomusicological studies on the Lowlands of South America will be carried out concurrently with the other studies, continuing those that have already been carried out by the Music and Identity Research Group in the Amazon.

In sequence, there will be an analysis of musical instruments. Photographic records will be made after the consent of the partner institution and the organological and morphological analysis of musical instruments will be carried out based on a comparative study of Curt Sachs classification methodologies and other taxonomization experiences (IKEDA, 1997; SATOMI, 2008; SEEGER, 1987; TRAVASSOS, 1987). The filing of musical instruments will be made indicating their numbers, place of origin, bibliographic and collector data, other relevant information and graphic images of musical instruments. It also provides the sound production process based on drawings indicating it. To this end, other experiences in museums in Latin America and in other countries with collections of musical instruments will be investigated. The images and other files will be kept in the collection of the Research Group Music and Identity in the Amazon - GPMIA, with restricted access.

Based on the specific bibliographic study focused on each archaeological area, we intend to understand the dimension of types of musical instruments present in the collections, that are representative of pre-Columbian cultures and to grasp possible interpretations of their ceremonial uses. Notifications about other archaeological findings will be observed at the same site where the musical instruments were found, with a view to a more comprehensive perception regarding the archaeological and sociocultural context of musical practices.

The project will have a broad character and may include subprojects of this nature in archaeological sites throughout the Amazon region, if there is a demand for this. The project may also extend to the field of research in Musical Iconography and Ethno-archeomusicology, in view of the various sites with rock art in the region and the possibilities of interest of indigenous groups in establishing partnerships with GPMIA.

The project should integrate the other activities of the Music and Identity Research Group in the Amazon - GPMIA with participation in GPMIA Seminars, in monthly study meetings, in the inclusion of scholarship holders and researchers, and scientific production in books, periodicals, congresses and other participations on the area.

Finished project.

 

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