Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Práticas Musicais no Pará
Início do conteúdo da página

Práticas Musicais no Pará

Acessos: 2518

O projeto “Práticas musicais no Pará” é uma proposta contínua que abriga vários subprojetos e ações desenvolvidas no âmbito dos cursos de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. É filiado ao Grupo de Estudos sobre a Música no Pará (GEMPA), linha de pesquisa – práticas musicais e, ao Laboratório de Etnomusicologia da UFPA. Lançando mão do instrumental teórico oferecido pela etnomusicologia e pelos estudos culturais investigamos as diversas práticas musicais existentes no Estado. Prática musical é tratada aqui como:

um processo de significado social, capaz de gerar estruturas que vão além de seus aspectos meramente sonoros, embora estes também tenham um papel importante na sua constituição (...). A execução, com seus diferentes elementos (participantes, interpretação, comunicação corporal, elementos acústicos, texto e significados diversos) seria uma maneira de viver experiências no grupo. Assim, suas origens principais têm uma raiz social dada dentro das forças em ação dentro do grupo, mais do que criadas no próprio âmago da atividade musical. Isto é, a sociedade como um todo é que definirá o que é música. A definição do que é música toma um caráter especialmente ideológico. A música será então um equilíbrio entre um "campo" de possibilidades dadas socialmente e uma ação individual, ou subjetiva (CHADA, 2007, p. 13).

 Principais objetivos:

1 - Investigar as práticas musicais existentes no Pará, sob a luz da etnomusicologia. Paralelamente, outras questões poderão ser elucidadas: como é gerado o repertório musical? Como é transmitido o corpo de conhecimentos pertinentes a essa música? Como ela se desenvolve? Como se relacionam com outros aspectos da cultura? Como se relacionam os seus músicos com aqueles de outras áreas musicais? Como são percebidos pelos outros; o que os diferenciam? Qual a função da música?

2 - Fornecer informação bibibliográfica criteriosa aos estudos musicais paraenses, ampliando o conhecimento sobre essa produção e, assim, corrigindo possíveis distorções existentes nas fontes primárias.

3 - Captar e registrar aspectos do saber musical contido nas diversas práticas musicais existentes no Estado paraense.

4 - Registrar expressões verbais usadas pelos músicos e demais agentes sociais que perfazem os contextos dessas práticas sobre sua própria música.

5 - Incorporar informação sobre as instituições que apóiam e articulam a vida musical no Pará.

6 - Contribuir para o desenvolvimento de estudos sobre a cultura musical paraense e também para os estudos da continuidade e mudança musical, aqui, portanto, uma contribuição teórica de grande abrangência.

7 - Gerar um banco de dados com informações sobre as práticas musicais pesquisadas e sobre os mestres a elas relacionados.

Coordenação: Sonia Chada.

 

Prácticas Musicales en Pará

El proyecto Prácticas Musicales en Pará es una propuesta continua que abarca varios sub-proyectos y acciones realizadas dentro del ámbito de los cursos de Licenciatura en Música y del Programa de Posgrado en Artes de la UFPa. Está asociado al Grupo de Estudios sobre Música en el Pará (GEMPA), línea de estudios - prácticas musicales y al Laboratorio de Etnomusicología de la UFPa. Utilizando el instrumental teórico a disposición de la etnomusicología y por los estudios culturales, investigamos las diversas prácticas musicales del estado. La práctica musical se entiende aquí como:

Un proceso con significado social, capaz de generar estructuras que van más allá de sus aspectos meramente sonoros, aunque éstos también tienen un papel importante en su constitución (...). Su realización, con sus distintos elementos (público, interpretación, comunicación corporal, elementos acústicos, texto y sentidos diversos) sería una manera de vivir experiencias en el grupo. De esa forma, sus orígenes principales tienen una raíz social dada dentro de las fuerzas en acción dentro del grupo, más que aquellas creadas en el propio meollo de la actividad musical. O sea, es la sociedad e quien va a definir qué es la música. La definición de lo que es música adquiere un carácter especialmente ideológico. La música es pues un equilibrio entre un «campo» de posibilidades dadas socialmente y una acción individual, o subjetiva (CHADA, 2007, p. 13).

 Principales objetivos:

1 - Investigar las prácticas musicales existentes en Pará, bajo el enfoque etnomusicológico. Al mismo tiempo, se podrán aclarar otros aspectos: ¿Cómo se genera el repertorio musical? ¿Cómo se transmite el cuerpo de conocimientos correspondiente a esa música? ¿Cómo se desarrolla? ¿Cómo se relacionan con los otros aspectos de la cultura? ¿Cómo se relacionan sus músicos con aquellos de otras áreas musicales? ¿Cómo son percibidos por los otros? ¿En qué se distinguen? ¿Cuál a función de la música?

2 - Proporcionar información bibliográfica criteriosa para los estudios musicales del Pará, ampliando el conocimiento sobre su producción y, de esa forma, corrigiendo posibles distorsiones existentes en sus fuentes primarias.

3 - Captar y registrar aspectos del saber musical contenido en las diversas prácticas musicales existentes en el estado de Pará.

4 - Registrar expresiones verbales utilizadas por los músicos y otros agentes sociales que alcanzan los contextos de esas prácticas sobre su propia música.

5 - Incorporar informaciones sobre las instituciones que apoyan y articulan la vida musical en Pará.

6 - Contribuir para el desarrollo de los estudios sobre la cultura musical del Pará y para los estudios sobre la continuidad y los cambios musicales; habiendo aquí, por ende, una contribución teórica de gran alcance.

7 - Generar un banco de datos con informaciones sobre las prácticas musicales investigadas y sobre los maestros vinculados a esos datos.

Coordinación: Sonia Chada.

 Proyecto vigente.

 

Musical Practices in Pará

The project “Musical Practices in Pará” is a continuous proposal that houses several subprojects and actions developed within the scope of the Music Degree courses and the Graduate Program in Arts at UFPA. It is affiliated with the Study Group on Music in Pará (GEMPA) research line  ̶  musical practices, with the UFPA Ethnomusicology Laboratory. Using the theoretical tools offered by Ethno-musicology and cultural studies, we investigate the various musical practices that exist in the state. Musical practice is treated here as:

A process of social significance, capable of generating structures that go beyond its purely sonic aspects, although these also have had an important role in its constitution (...). The execution, with its different elements (participants, interpretation, body communication, acoustic elements, text and a diversity of meanings), would be a way to live through experiences in the group. Thus, its main origins have a social root given within the forces at work inside the group, rather than simply those created at the very heart of musical activity. That is, society as a whole will define what music is. The definition of what music is takes on an especially ideological character. Music will then be a balance between a "field" of socially given possibilities and of an individual (or subjective) action (CHADA, 2007, p. 13).

 Main goals:

1 – To investigate the musical practices existing in Pará, in the light of Ethno-musicology. Simultaneously, other questions may be elucidated: How is the musical repertoire generated? How is the body of knowledge relevant to that song transmitted? How does it develop? How do they relate to other aspects of culture? How do its musicians relate to those from other musical areas? How others perceive them? What differentiates them? What is the function of music?

2 – To provide careful bibliographic information to musical studies in Pará, expanding the knowledge about this production, thus, correcting possible distortions existing in primary sources.

3 – To capture and record aspects of musical knowledge contained in the various musical practices existing in the State of Pará.

4 – To record verbal expressions used by musicians and other social agents that make up the contexts of these practices about their own music.

5 - To incorporate information about the institutions that support and articulate musical life in Pará.

6 - To contribute to the development of studies on the musical culture of Pará, and to the studies of continuity and musical change, this being a theoretical contribution of great scope.

7 - To generate a database with information about the researched musical practices and the masters related to them.

Coordination: Sonia Chada.

Current project.

Fim do conteúdo da página