Música e Sociedade na Pan-Amazônia
RESUMO
Este projeto tem como objetivo discutir os trânsitos musicais na Pan-Amazônia a partir de diversas perspectivas, a exemplo de processos migratórios e de dinâmicas concernentes à própria circulação musical transnacional no cenário complexo cultural da região. Seus objetivos específicos Ancorar reflexões em caráter colaborativo e de colonial sobre música; Acolher pesquisas com abordagens transversal, transdisciplinar e interdisciplinar sobre música nas sociedades; Propor pesquisas sobre práticas criativas e contextos de transmissão, difusão e recepção de música, bem como as reflexões sobre gênero e as relações etnicorraciais; Nesse aspecto, observa-se a relevância em pensar os trânsitos culturais, no entendimento do cenário musical paraense e amazônico, que reverberam nas noções de espaço público, transterritorialidade e hibridismos culturais, assim como reflexões sobre gênero e raça como aspectos relevantes para o entendimento da complexidade cultural da região. Tendo em vista as pesquisas desenvolvidas no período entre 2018 a 2020, observamos eixos de discussão em torno dos aspectos de identidade e representatividade em música no contexto amazônico, considerando fatores como a migração e imigração, territorialização, ocupação simbólica, aspectos na transmissão geracional de música em contextos particulares, bem como trânsitos musicais decorrentes desse panorama. Por fim, destacamos a proeminência de pesquisas históricas calcadas no aspecto da representatividade e identidade em música, e a importância do estudo dos acervos documentais públicos e particulares. A presente proposta agrega trabalhos de Iniciação Científica, Dissertações de mestrado e de doutorado cujos temas abrangem o cenário da Pan-Amazônia sob diversos aspectos, fornecendo, assim, dados para reflexões acerca da questão central do projeto que. Consideraremos apoios teóricos relativos ao pensamento de colonial em etnomusicologia e a percepção do conceito de práticas musicais, cunhada por Chada (2012) que entende música como práxis comunicacional que vai além da produção meramente sonora, envolvendo os demais aspectos da cultura.
Equipe
Nome | Projeto | Nível | Instituição |
Paulo Murilo Guerreiro do Amaral |
Doutorado | Artes/Música da Universidade do Estado do Pará/GEMAM | |
Gilda Helena Gomes Maia |
UIRAPURUS PARAENSES: A invisibilidade do legado histórico e da prática artística-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888/1965) e Ulysses Nobre (1887/1953).” | Mestre | Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazõnia - GPMIA |
Juliano Cassio |
O estudo da música nas Escolas Públicas de Soure: um estudo de caso na Escola Stella Maris | Doutorando | PPGARTES |
José Maria Bezerra |
“O violão no Pará: os ritmos da cultura paraense nas obras de Sebastião Tapajós” | Doutorando | PPGARTES |
Pio Lobato |
Araceúna | Graduação | LABETNO |
Bruno Maués de Lemos Britto |
Repertórios musicais Warao em Trânsito em Belém do Pará:música de cura | Graduação | LABETNO |
Leonardo Venturieri |
As Novidades Musicaes de Clemente Ferreira Júnior e a Cultura Sonora da Belle Époque | Mestrando | PPGARTES |
Jefferson Luz |
Cadê aquele povo barulhento?: o repertório de corinhos nas Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus em Belém Pará | Doutorando | PPGARTES |
Adriana Couceiro |
Música e Sociedade na Pan-Amazônia | Doutoranda | Universidade do Minho |
Rogério Leitão |
Mapeamento Cultural: práticas musicais nos bairros Liberdade e Madre Deus, São Luis, Maranhão | Mestre | Escola de Música Maranhã |
Líliam Barros |
Música e Sociedade na Pan-Amazônia Sub-projeto: Repertórios Musicais Warao em Trânsito em Belém do Pará. |
Doutorado | PPGARTES |
Doriedson Júnior |
Cybercultura e prática musical: a cena do prytrance em Belém do Pará | Faculdade de Música | |
Fernando Lacerda |
Fontes e acervos relativos à produção e práticas musicais na Amazônia: estudo histórico e difusão do patrimônio musical | Pós-doutorado | PPGARTES |
Matthias Lewy |
Música e Sociedade na Pan-Amazônia |
Pesquisador externo | Lucerne University of Applied Sciences and Arts |
Keila Monteiro |
O Grito das Minas: o punk/hc que desemboca numa cena musical feminina em Belém-Pa | Doutoranda | PPGARTES |
Guilherme Augusto Ávila |
O elo perdido do tesouro de João Mohana: proveniência documental na música | Doutorando | PPGARTES/UFMA |
Cauê de Souza Silva |
O Forró e a Juventude: Estudo de caso a partir da performance da cantora Thaís Porpino em Castanhal, PA | Graduação | Faculdade de Música |
Tirsa Gonçalves Moraes |
O legado da Banda Daniel Nascimento em Paragominas, Pará |
Mestre | LABETNO |
Messias Nascimento |
Experimentação poética – Projeto de Recriação Autoral | Graduação | Faculdade de Música |
Rosineide Nascimento | Repertórios Musicais Warao em trânsito em Belém: música de baile | Graduação | Faculdade de Música |
Kleber Benigno |
Trio Manarí | Graduação | Escola Bosque |
Márcio Jardim |
Amazônia Ímpar | Graduação | Faculdade de Música |
Bernd Brabec de Mori |
Música e Sociedade na Pan-Amazônia |
Doutorado | Lucerne University of Applied Sciences and Arts |
Anderson Clayton Gonçalves Sandim
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Música e Sociedade na Pan-Amazõnia: a presença do Zouk em Belém do Pará |
Pós-graduação lato sensu |
Censupeg FACEL Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM) |
Paula Thais Pelaz da Silva |
Música e Sociedade na Pan-Amazônia: a presença do Zouk no Pará | Graduanda | Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM) |
Virgínia dos Santos Machado |
Música e Sociedade na Pan-Amazõnia: a presença do Zouk em Belém do Pará | Graduanda | Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM) |
Sara Vieira de Oliveira |
PIBIC/UEPA: Música e Sociedade na Pan-Amazônia: a presença do Zouk em Belém do Pará |
Graduanda | Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM) |
Eduardo Assunção Barbosa |
Música e Sociedade na Pan-Amazõnia: a presença do Zouk em Belém do Pará | Graduação |
Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM) |
João Pedro Campelo Ribeiro |
Música e Sociedade na Pan-Amazõnia: a presença do Zouk em Belém do Pará |
Graduação | Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM) |
Ian Silva Nemer Cruz |
Música e Sociedade na Pan-Amazõnia: a presença do Zouk em Belém do Pará | Graduação | Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM) |
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo - LAEPI/Universidade de Brasília | Pós-doutorado | Universidade de Brasília |
Music and Society in The Pan-Amazon
Abstract
This project aims to discuss musical transits in the Pan-Amazon from different perspectives, such as migratory processes and dynamics concerning the transnational musical circulation in the complex cultural scenario of the region. The main goals of the text are: to anchor collaborative and decolonial reflections on music; to welcome research with transversal, transdisciplinary and interdisciplinary approaches on music in societies; and to propose researches on creative practices and contexts of transmission, diffusion and reception of music, as well as reflections on gender and ethnic-racial relations. In this aspect, the relevance of thinking about cultural transitions is observed, in the understanding of the Pará state and Amazon music scene, which reverberate in the notions of public space, trans-territoriality and cultural hybridisms, as well as reflections on gender and race as relevant aspects for the understanding the cultural complexity of the region. In view of the research carried out in the period between 2018 and 2020, we observe discussion axes around aspects of identity and representation in music in the Amazon context, considering factors such as migration and immigration, territorialization, symbolic occupation, aspects in the generational transmission of music in particular contexts, as well as musical transits arising from this panorama. Finally, we highlight the prominence of historical research based on the aspect of representativeness and identity in music, and the importance of studying public and private document collections. This proposal brings together Scientific Initiation, Master's and Doctoral Dissertations whose themes cover the Pan-Amazon scenario under different aspects, thus providing data for reflections on the central issue of the project. We will consider theoretical support related to decolonial thinking in ethnomusicology and the perception of the concept of musical practices, coined by Chada (2012) who understands music as a communicational praxis that goes beyond merely sound production, involving other aspects of culture.
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