Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editoria D
Início do conteúdo da página
Tempo e clima

Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais

XI JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E IX COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

  NOS ENTRE-LUGARES DA ETNOMUSICOLOGIA Belém – Pará 27, 28 e 29 de outubro de 2024   O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar pesquisas, na área de etnomusicologia, realizadas no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, na Escola de Música da UFPA (EMUFPA), na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA e na UEPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Possui como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os Mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área. Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com dez edições realizadas, sendo as seis últimas casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde à XI edição da Jornada e ao IX do Colóquio, previsto para acontecer em três dias, e conta, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos, nacionais e internacionais, entre outros segmentos, todos estruturados em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular, e de trabalhos publicados em Anais. A Jornada e o Colóquio vêm se consolidando como acontecimentos importantes, em nível nacional, da área de Etnomusicologia no Brasil, mesmo tendo sido idealizados, inicialmente, como regionais. A Jornada e o Colóquio demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo em âmbito nacional, e até mesmo internacional, na área da etnomusicologia. Buscam socializar pesquisas desenvolvidas em segmentos de graduação e pós-graduação em música, assim como se propõem a fomentar a divulgação da produção científica de textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza tanto o diálogo da Academia com Mestres da cultura quanto abordagens colaborativas no tocante à produção de conhecimento e à permanente reflexão sobre saberes e práticas musicais investigados. Estes vêm contribuindo, sobremaneira, com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA e UEPA. O Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que nasceu na UEPA, passou a acontecer juntamente com a Jornada de Etnomusicologia, na medida em que o LabEtno se tornou instância agregadora dos Grupos de Pesquisa das duas IES. Assim sendo, o Colóquio se uniu ao perfil e aos propósitos da Jornada de Etnomusicologia mencionados anteriormente. No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia e do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação, no Pará e na Amazônia, da etnomusicologia e de outras ciências musicais com as quais estabelece interfaces, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente em termos culturais, econômicos e sociais. A proposta para a XI Jornada e o IX Colóquio consiste em uma programação online composta por uma Conferência de Abertura, uma Roda de Conversa, quatro Vídeos Cast., Comunicações Orais selecionadas por membros de um Comitê Científico de abrangência pelo menos nacional e três Apresentações Artísticas de práticas musicais amazônicas. Além disso, um diferencial desta edição será o primeiro dia de evento com uma programação dedicada ao Labetno de Portas Abertas, atividade presencial que ocorrerá no primeiro dia da XI Jornada e IX Colóquio. O primeiro dia de evento, 27 de outubro, será totalmente presencial e os demais, 28 e 29 de outubro, totalmente online, podendo ser acompanhando no Canal Etnomusicologia UFPA no YouTube. Promovidos pelo LabEtno e Grupos Associados da UFPA e UEPA, a XI Jornada de Etnomusicologia e o IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão apoiados, entre vários parceiros internos e externos às duas IES, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), e também por dois novos Programas de Pós-graduação em Música aprovados pela Capes, em 2023, ambos pioneiros na região Norte brasileira: na UFPA, um Mestrado em Música na modalidade Profissional (PROFMUS), e, na UEPA, o Programa de Pós-graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), na modalidade Acadêmica. O conhecimento etnomusicológico produzido pelo LabEtno e Grupos de Pesquisa associados são desenvolvidos ora nos entre-lugares disciplinares, ora com as pessoas que se encontram nos entre-lugares institucionais, neste caso sujeitos e coletividades que dialogam com a academia e, também, com pessoas que se encontram em ambos os contextos, isto é, dentro e fora das Universidades. Quer-se, “Nos entre-lugares da etnomusicologia”, discutir e tensionar o trabalho fronteiriço da etnomusicologia inserido nas relações transdisciplinares da produção de conhecimento, bem como em espaços de negociação entre os saberes e os seus produtores, como também na difusão alargada de saberes sobre música nas sociedades. Assim, para além de pensar os lugares de produção de conhecimento, propõe-se pensar as relações e negociações que emergem nas fronteiras dessa produção.   CHAMADA DE TRABALHOS Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da XI Jornada de Etnomusicologia e do IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão publicados em Anais e no formato de artigos científicos. Serão avaliadas submissões não apenas de trabalhos em etnomusicologia, mas em qualquer campo de conhecimento, desde que abranjam a música, obrigatoriamente, como objeto de estudo. Assim, além da etnomusicologia, o evento poderá acolher submissões em educação musical, composição, práticas interpretativas, teoria da música, musicologia, sonologia, musicoterapia, entre outros subcampos musicais, assim como em antropologia (da arte, da dança, cultural, social etc.), sociologia, história, comunicação, geografia, estudos culturais, semiótica, estética, medicina, biologia, ecologia, física, entre outras áreas não musicais cujos trabalhos submetidos deverão possuir a música como objeto de pesquisa e estudo.  Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo de um Comitê Científico diversificado, contando com integrantes de diferentes regiões do Brasil, e até mesmo do exterior. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação.   Serão critérios de avaliação: - Relevância do trabalho (centralidade na música, atualidade, inovação e contribuição para a área ou as áreas de conhecimento implicadas). - Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação). - Qualidade da escrita (normatização, tratamento adequado da linguagem, sequenciamento lógico e encadeamento de ideias).  Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados.  A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail coloquiojornada@gmail.com  Template em português  Template em inglês  Template em espanhol    CRONOGRAMA    CRONOGRAMA PRAZOS Lançamento do evento 20/06/2024 Submissão das chamadas de trabalhos 21/06 a 31/07/2024 Avaliação dos trabalhos (primeira etapa) 06 a 26/08/2024 Avaliação dos trabalhos (segunda etapa) 27/08 a 05/09/2024 Divulgação dos trabalhos aprovados 09/09/2024 Divulgação detalhada da programação do evento 01/10/2024 Entrega, por parte dos autores, da versão final dos trabalhos (a serem publicados nos anais do evento) 15/10/2024 Realização do evento 27, 28 e 29/10/2024    Comissões de trabalho  Comissão Organizadora da XI Jornada de Etnomusicologia, IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia Tainá Maria Magalhães Façanha (Coordenação Geral) Sonia Maria Moraes Chada Liliam Cristina Barros Cohen Adriana Clairefont Melo Couceiro Jucélia da Cruz Estumano Jorgete Maria Portal Lago Paulo Murilo Guerreiro do Moraes Marcus Facchin Bonilla Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes   Comissão de Comunicação e Divulgação Raphael Bezerra João Santos Saulo Caraveo   Comissão de Produção Artística Anielson Costa Ferreira  Rodrigo Ramos Marcelo Cardoso Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes Jucélia Estumano Angelo Gustavo Jady Roberta Oliveira   Comissão da Interação Tecnológica Evelyn Silva Isaque Baía Paula Thaís Pelaez   Coordenadoria Administrativa Adriana Melo Couceiro   Presidência da Comissão Científica Marcus Facchin Bonilla (UFNT) Jorgete Maria Portal Lago (UEPA\GEMAM) Jucélia da Cruz Estumano (UFPA/UDESC)

Exposição LabEtno de Portas Abertas

A Exposição LabEtno de Portas Abertas – Música é Conhecimento e Cultura, é um evento promovido pelo Laboratório de Etnomusicologia da UFPA, objetivando a divulgação e o amplo acesso da comunidade às pesquisas realizadas pelo LabEtno, na área de Música e seus diversos contextos culturais. Nesta edição, serão expostos os resultados de pesquisas em andamento e projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório. A Exposição acontecerá em diferentes formatos: áudios, vídeos, fotografias, artefatos musicais, bem como apresentação oral dos próprios pesquisadores, visando maior interação do público presente com as diversas manifestações e práticas musicais pesquisadas. A Exposição LabEtno de Portas Abertas acontecerá no dia 22 de Outubro de 2023, a partir das 9 horas, no Instituto de Ciência da Arte, localizado na Av. Presidente Vargas – Praça da República, ao lado do Teatro Waldemar Henrique. Programação   Ficha Técnica Curadoria: Líliam Cohen, Sonia Chada, Adriana Couceiro, Jucélia Estumano, Evelyn Silva, Isaque Baia.  Arte e Edição de Imagens: Edvaldo Souza. Edição de Vídeos: João Santos, Jady Roberta. Comunicação: João Santos, Raphael Bezerra, Evelyn Silva. Secretaria: Angello Souza, Jady Roberta e Paula Pelaz. Equipe de Som: Isaque Baia, Edvaldo, Messias França    Apresentações Artísticas Dose Única: Lorena Brabo e Reinaldo Konno  Jade Roberta e Lucas Castanha: Jady Roberta e Lucas Castanha  Choro com Café: Alannys Costa (violão 7 cordas), Eduardo Henryque (violão 7 cordas), William Baia (flauta transversal), Carlos Eduardo Praia (Bandolim solo), Mariana Raiol (cavaquinho e Bandolim solo), Angello Souza (pandeiro), Jorge do Cavaco (cavaquinho de centro).  Quinteto UbiArte: Isaque Baia; Luan Hermes; Rodrigo Silva; Thiago Sousa; Elder Queiroz. Coordenador: Prof. Dr. Elder Oliveira.  Marulhos – Uma instalação sonora: Leonardo Pratagy e Reinaldo Konno    Exposições  Projeto Intercâmbio de Saberes Pesquisadores: Isaque Baia e João Santos  Música Curuaia Pesquisador: Edilson Curuaia e Josileia Ferreira  Boi de Máscaras Pesquisadora: Evelyn Silva, em parceria Ponto de Cultura Bois de Máscaras e Rondi Palha.  Arqueologia Musical Amazônica Pesquisadora: Líliam Cohen e Tayana Teixeira  Memória Musical do Quilombo do Médio Itacuruçá Pesquisadora: Maria do Carmo  Música Lo-fi Pesquisador: Isaque Baia  Acervos do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA Pesquisador: Lorena Quintino  Música e interdisciplinaridade: A interação sonora dos instrumentos percussivos Amazônicos por meio da Gamificação. Pesquisador: Thiago Natanargil Lhamas  O Ensino de Música na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará: Diálogos entre Educação Musical e Etnomusicologia. Pesquisadora: Jucélia Estumano    

X JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E VIII COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

A ETNOMUSICOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar as pesquisas na área de etnomusicologia do Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e, fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Tem como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área.​Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com nove edições realizadas, as cinco últimas edições casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde a X edição da Jornada e ao VIII Colóquio, previstos em um evento de três dias, contando, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos nacionais e internacionais, estruturados em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular e produção de Anais. Os eventos vêm avançando e se encontram consolidados como acontecimentos importantes da área no Brasil.​A Jornada e o Colóquio demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo no âmbito nacional e internacional na área da Etnomusicologia. Os eventos buscam socializar as pesquisas desenvolvidas no campo da graduação e pós-graduação em música, assim como, fomentar a divulgação da produção científica dos textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins, nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza o diálogo da Academia com Mestres da tradição oral. Estes vêm colaborando com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA e UEPA.​O Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que nasceu na UEPA, passou a acontecer juntamente com a Jornada de Etnomusicologia na medida em que o LABETNO se tornou instância agregadora dos Grupos de Pesquisa das duas IES. Assim sendo, o Colóquio se uniu ao perfil e aos propósitos da Jornada de Etnomusicologia mencionados anteriormente.​No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia e do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação, no Pará e na Amazônia, da Etnomusicologia e de diversas searas da ciência com as quais a disciplina faz interface, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como, a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras, que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente nos âmbitos cultural, econômico e social.A proposta para a X Jornada e o VIII Colóquio consiste em uma programação contendo uma Conferência de Abertura, três Rodas de Conversas, Comunicações Orais que serão selecionadas pelos membros do comitê científico do evento, duas Apresentações Musicais de práticas musicais paraense e o lançamentos de e-book e livros, toda a programação em formato remoto (virtual), transmitida pelo canal do LabEtno no YouTube. CHAMADA DE TRABALHOS Com relação às Comunicações Orais a serem publicados nos Anais do evento – tanto na área de Etnomusicologia quanto em áreas afins. Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo do Comitê Científico. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação. Serão critérios de avaliação:- Relevância do trabalho (atualidade, inovação e contribuição para a área)- Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação). Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados. A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail coloquiojornada@gmail.comTemplates para Artigos em Inglês/Espanhol/Português Todas as informações referentes ao evento poderão ser consultadas no site - www.labetno.ufpa.br.  

chapéu por título alternativo

Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais

Módulo de manchete lateral

Tempo e clima

Ministério inaugura radar meteorológico em Natal (RN)

Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais

XI JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E IX COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

  NOS ENTRE-LUGARES DA ETNOMUSICOLOGIA Belém – Pará 27, 28 e 29 de outubro de 2024   O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar pesquisas, na área de etnomusicologia, realizadas no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, na Escola de Música da UFPA (EMUFPA), na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA e na UEPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Possui como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os Mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área. Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com dez edições realizadas, sendo as seis últimas casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde à XI edição da Jornada e ao IX do Colóquio, previsto para acontecer em três dias, e conta, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos, nacionais e internacionais, entre outros segmentos, todos estruturados em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular, e de trabalhos publicados em Anais. A Jornada e o Colóquio vêm se consolidando como acontecimentos importantes, em nível nacional, da área de Etnomusicologia no Brasil, mesmo tendo sido idealizados, inicialmente, como regionais. A Jornada e o Colóquio demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo em âmbito nacional, e até mesmo internacional, na área da etnomusicologia. Buscam socializar pesquisas desenvolvidas em segmentos de graduação e pós-graduação em música, assim como se propõem a fomentar a divulgação da produção científica de textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza tanto o diálogo da Academia com Mestres da cultura quanto abordagens colaborativas no tocante à produção de conhecimento e à permanente reflexão sobre saberes e práticas musicais investigados. Estes vêm contribuindo, sobremaneira, com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA e UEPA. O Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que nasceu na UEPA, passou a acontecer juntamente com a Jornada de Etnomusicologia, na medida em que o LabEtno se tornou instância agregadora dos Grupos de Pesquisa das duas IES. Assim sendo, o Colóquio se uniu ao perfil e aos propósitos da Jornada de Etnomusicologia mencionados anteriormente. No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia e do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação, no Pará e na Amazônia, da etnomusicologia e de outras ciências musicais com as quais estabelece interfaces, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente em termos culturais, econômicos e sociais. A proposta para a XI Jornada e o IX Colóquio consiste em uma programação online composta por uma Conferência de Abertura, uma Roda de Conversa, quatro Vídeos Cast., Comunicações Orais selecionadas por membros de um Comitê Científico de abrangência pelo menos nacional e três Apresentações Artísticas de práticas musicais amazônicas. Além disso, um diferencial desta edição será o primeiro dia de evento com uma programação dedicada ao Labetno de Portas Abertas, atividade presencial que ocorrerá no primeiro dia da XI Jornada e IX Colóquio. O primeiro dia de evento, 27 de outubro, será totalmente presencial e os demais, 28 e 29 de outubro, totalmente online, podendo ser acompanhando no Canal Etnomusicologia UFPA no YouTube. Promovidos pelo LabEtno e Grupos Associados da UFPA e UEPA, a XI Jornada de Etnomusicologia e o IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão apoiados, entre vários parceiros internos e externos às duas IES, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), e também por dois novos Programas de Pós-graduação em Música aprovados pela Capes, em 2023, ambos pioneiros na região Norte brasileira: na UFPA, um Mestrado em Música na modalidade Profissional (PROFMUS), e, na UEPA, o Programa de Pós-graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), na modalidade Acadêmica. O conhecimento etnomusicológico produzido pelo LabEtno e Grupos de Pesquisa associados são desenvolvidos ora nos entre-lugares disciplinares, ora com as pessoas que se encontram nos entre-lugares institucionais, neste caso sujeitos e coletividades que dialogam com a academia e, também, com pessoas que se encontram em ambos os contextos, isto é, dentro e fora das Universidades. Quer-se, “Nos entre-lugares da etnomusicologia”, discutir e tensionar o trabalho fronteiriço da etnomusicologia inserido nas relações transdisciplinares da produção de conhecimento, bem como em espaços de negociação entre os saberes e os seus produtores, como também na difusão alargada de saberes sobre música nas sociedades. Assim, para além de pensar os lugares de produção de conhecimento, propõe-se pensar as relações e negociações que emergem nas fronteiras dessa produção.   CHAMADA DE TRABALHOS Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da XI Jornada de Etnomusicologia e do IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão publicados em Anais e no formato de artigos científicos. Serão avaliadas submissões não apenas de trabalhos em etnomusicologia, mas em qualquer campo de conhecimento, desde que abranjam a música, obrigatoriamente, como objeto de estudo. Assim, além da etnomusicologia, o evento poderá acolher submissões em educação musical, composição, práticas interpretativas, teoria da música, musicologia, sonologia, musicoterapia, entre outros subcampos musicais, assim como em antropologia (da arte, da dança, cultural, social etc.), sociologia, história, comunicação, geografia, estudos culturais, semiótica, estética, medicina, biologia, ecologia, física, entre outras áreas não musicais cujos trabalhos submetidos deverão possuir a música como objeto de pesquisa e estudo.  Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo de um Comitê Científico diversificado, contando com integrantes de diferentes regiões do Brasil, e até mesmo do exterior. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação.   Serão critérios de avaliação: - Relevância do trabalho (centralidade na música, atualidade, inovação e contribuição para a área ou as áreas de conhecimento implicadas). - Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação). - Qualidade da escrita (normatização, tratamento adequado da linguagem, sequenciamento lógico e encadeamento de ideias).  Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados.  A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail coloquiojornada@gmail.com  Template em português  Template em inglês  Template em espanhol    CRONOGRAMA    CRONOGRAMA PRAZOS Lançamento do evento 20/06/2024 Submissão das chamadas de trabalhos 21/06 a 31/07/2024 Avaliação dos trabalhos (primeira etapa) 06 a 26/08/2024 Avaliação dos trabalhos (segunda etapa) 27/08 a 05/09/2024 Divulgação dos trabalhos aprovados 09/09/2024 Divulgação detalhada da programação do evento 01/10/2024 Entrega, por parte dos autores, da versão final dos trabalhos (a serem publicados nos anais do evento) 15/10/2024 Realização do evento 27, 28 e 29/10/2024    Comissões de trabalho  Comissão Organizadora da XI Jornada de Etnomusicologia, IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia Tainá Maria Magalhães Façanha (Coordenação Geral) Sonia Maria Moraes Chada Liliam Cristina Barros Cohen Adriana Clairefont Melo Couceiro Jucélia da Cruz Estumano Jorgete Maria Portal Lago Paulo Murilo Guerreiro do Moraes Marcus Facchin Bonilla Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes   Comissão de Comunicação e Divulgação Raphael Bezerra João Santos Saulo Caraveo   Comissão de Produção Artística Anielson Costa Ferreira  Rodrigo Ramos Marcelo Cardoso Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes Jucélia Estumano Angelo Gustavo Jady Roberta Oliveira   Comissão da Interação Tecnológica Evelyn Silva Isaque Baía Paula Thaís Pelaez   Coordenadoria Administrativa Adriana Melo Couceiro   Presidência da Comissão Científica Marcus Facchin Bonilla (UFNT) Jorgete Maria Portal Lago (UEPA\GEMAM) Jucélia da Cruz Estumano (UFPA/UDESC)

Exposição LabEtno de Portas Abertas

A Exposição LabEtno de Portas Abertas – Música é Conhecimento e Cultura, é um evento promovido pelo Laboratório de Etnomusicologia da UFPA, objetivando a divulgação e o amplo acesso da comunidade às pesquisas realizadas pelo LabEtno, na área de Música e seus diversos contextos culturais. Nesta edição, serão expostos os resultados de pesquisas em andamento e projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório. A Exposição acontecerá em diferentes formatos: áudios, vídeos, fotografias, artefatos musicais, bem como apresentação oral dos próprios pesquisadores, visando maior interação do público presente com as diversas manifestações e práticas musicais pesquisadas. A Exposição LabEtno de Portas Abertas acontecerá no dia 22 de Outubro de 2023, a partir das 9 horas, no Instituto de Ciência da Arte, localizado na Av. Presidente Vargas – Praça da República, ao lado do Teatro Waldemar Henrique. Programação   Ficha Técnica Curadoria: Líliam Cohen, Sonia Chada, Adriana Couceiro, Jucélia Estumano, Evelyn Silva, Isaque Baia.  Arte e Edição de Imagens: Edvaldo Souza. Edição de Vídeos: João Santos, Jady Roberta. Comunicação: João Santos, Raphael Bezerra, Evelyn Silva. Secretaria: Angello Souza, Jady Roberta e Paula Pelaz. Equipe de Som: Isaque Baia, Edvaldo, Messias França    Apresentações Artísticas Dose Única: Lorena Brabo e Reinaldo Konno  Jade Roberta e Lucas Castanha: Jady Roberta e Lucas Castanha  Choro com Café: Alannys Costa (violão 7 cordas), Eduardo Henryque (violão 7 cordas), William Baia (flauta transversal), Carlos Eduardo Praia (Bandolim solo), Mariana Raiol (cavaquinho e Bandolim solo), Angello Souza (pandeiro), Jorge do Cavaco (cavaquinho de centro).  Quinteto UbiArte: Isaque Baia; Luan Hermes; Rodrigo Silva; Thiago Sousa; Elder Queiroz. Coordenador: Prof. Dr. Elder Oliveira.  Marulhos – Uma instalação sonora: Leonardo Pratagy e Reinaldo Konno    Exposições  Projeto Intercâmbio de Saberes Pesquisadores: Isaque Baia e João Santos  Música Curuaia Pesquisador: Edilson Curuaia e Josileia Ferreira  Boi de Máscaras Pesquisadora: Evelyn Silva, em parceria Ponto de Cultura Bois de Máscaras e Rondi Palha.  Arqueologia Musical Amazônica Pesquisadora: Líliam Cohen e Tayana Teixeira  Memória Musical do Quilombo do Médio Itacuruçá Pesquisadora: Maria do Carmo  Música Lo-fi Pesquisador: Isaque Baia  Acervos do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA Pesquisador: Lorena Quintino  Música e interdisciplinaridade: A interação sonora dos instrumentos percussivos Amazônicos por meio da Gamificação. Pesquisador: Thiago Natanargil Lhamas  O Ensino de Música na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará: Diálogos entre Educação Musical e Etnomusicologia. Pesquisadora: Jucélia Estumano    

X JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E VIII COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

A ETNOMUSICOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar as pesquisas na área de etnomusicologia do Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e, fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Tem como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área.​Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com nove edições realizadas, as cinco últimas edições casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde a X edição da Jornada e ao VIII Colóquio, previstos em um evento de três dias, contando, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos nacionais e internacionais, estruturados em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular e produção de Anais. Os eventos vêm avançando e se encontram consolidados como acontecimentos importantes da área no Brasil.​A Jornada e o Colóquio demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo no âmbito nacional e internacional na área da Etnomusicologia. Os eventos buscam socializar as pesquisas desenvolvidas no campo da graduação e pós-graduação em música, assim como, fomentar a divulgação da produção científica dos textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins, nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza o diálogo da Academia com Mestres da tradição oral. Estes vêm colaborando com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA e UEPA.​O Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que nasceu na UEPA, passou a acontecer juntamente com a Jornada de Etnomusicologia na medida em que o LABETNO se tornou instância agregadora dos Grupos de Pesquisa das duas IES. Assim sendo, o Colóquio se uniu ao perfil e aos propósitos da Jornada de Etnomusicologia mencionados anteriormente.​No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia e do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação, no Pará e na Amazônia, da Etnomusicologia e de diversas searas da ciência com as quais a disciplina faz interface, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como, a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras, que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente nos âmbitos cultural, econômico e social.A proposta para a X Jornada e o VIII Colóquio consiste em uma programação contendo uma Conferência de Abertura, três Rodas de Conversas, Comunicações Orais que serão selecionadas pelos membros do comitê científico do evento, duas Apresentações Musicais de práticas musicais paraense e o lançamentos de e-book e livros, toda a programação em formato remoto (virtual), transmitida pelo canal do LabEtno no YouTube. CHAMADA DE TRABALHOS Com relação às Comunicações Orais a serem publicados nos Anais do evento – tanto na área de Etnomusicologia quanto em áreas afins. Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo do Comitê Científico. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação. Serão critérios de avaliação:- Relevância do trabalho (atualidade, inovação e contribuição para a área)- Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação). Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados. A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail coloquiojornada@gmail.comTemplates para Artigos em Inglês/Espanhol/Português Todas as informações referentes ao evento poderão ser consultadas no site - www.labetno.ufpa.br.  

Módulo de manchete lateral - outro exemplo

Ministério inaugura radar meteorológico em Natal (RN)

Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais

XI JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E IX COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

  NOS ENTRE-LUGARES DA ETNOMUSICOLOGIA Belém – Pará 27, 28 e 29 de outubro de 2024   O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar pesquisas, na área de etnomusicologia, realizadas no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, na Escola de Música da UFPA (EMUFPA), na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA e na UEPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Possui como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os Mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área. Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com dez edições realizadas, sendo as seis últimas casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde à XI edição da Jornada e ao IX do Colóquio, previsto para acontecer em três dias, e conta, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos, nacionais e internacionais, entre outros segmentos, todos estruturados em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular, e de trabalhos publicados em Anais. A Jornada e o Colóquio vêm se consolidando como acontecimentos importantes, em nível nacional, da área de Etnomusicologia no Brasil, mesmo tendo sido idealizados, inicialmente, como regionais. A Jornada e o Colóquio demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo em âmbito nacional, e até mesmo internacional, na área da etnomusicologia. Buscam socializar pesquisas desenvolvidas em segmentos de graduação e pós-graduação em música, assim como se propõem a fomentar a divulgação da produção científica de textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza tanto o diálogo da Academia com Mestres da cultura quanto abordagens colaborativas no tocante à produção de conhecimento e à permanente reflexão sobre saberes e práticas musicais investigados. Estes vêm contribuindo, sobremaneira, com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA e UEPA. O Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que nasceu na UEPA, passou a acontecer juntamente com a Jornada de Etnomusicologia, na medida em que o LabEtno se tornou instância agregadora dos Grupos de Pesquisa das duas IES. Assim sendo, o Colóquio se uniu ao perfil e aos propósitos da Jornada de Etnomusicologia mencionados anteriormente. No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia e do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação, no Pará e na Amazônia, da etnomusicologia e de outras ciências musicais com as quais estabelece interfaces, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente em termos culturais, econômicos e sociais. A proposta para a XI Jornada e o IX Colóquio consiste em uma programação online composta por uma Conferência de Abertura, uma Roda de Conversa, quatro Vídeos Cast., Comunicações Orais selecionadas por membros de um Comitê Científico de abrangência pelo menos nacional e três Apresentações Artísticas de práticas musicais amazônicas. Além disso, um diferencial desta edição será o primeiro dia de evento com uma programação dedicada ao Labetno de Portas Abertas, atividade presencial que ocorrerá no primeiro dia da XI Jornada e IX Colóquio. O primeiro dia de evento, 27 de outubro, será totalmente presencial e os demais, 28 e 29 de outubro, totalmente online, podendo ser acompanhando no Canal Etnomusicologia UFPA no YouTube. Promovidos pelo LabEtno e Grupos Associados da UFPA e UEPA, a XI Jornada de Etnomusicologia e o IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão apoiados, entre vários parceiros internos e externos às duas IES, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), e também por dois novos Programas de Pós-graduação em Música aprovados pela Capes, em 2023, ambos pioneiros na região Norte brasileira: na UFPA, um Mestrado em Música na modalidade Profissional (PROFMUS), e, na UEPA, o Programa de Pós-graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), na modalidade Acadêmica. O conhecimento etnomusicológico produzido pelo LabEtno e Grupos de Pesquisa associados são desenvolvidos ora nos entre-lugares disciplinares, ora com as pessoas que se encontram nos entre-lugares institucionais, neste caso sujeitos e coletividades que dialogam com a academia e, também, com pessoas que se encontram em ambos os contextos, isto é, dentro e fora das Universidades. Quer-se, “Nos entre-lugares da etnomusicologia”, discutir e tensionar o trabalho fronteiriço da etnomusicologia inserido nas relações transdisciplinares da produção de conhecimento, bem como em espaços de negociação entre os saberes e os seus produtores, como também na difusão alargada de saberes sobre música nas sociedades. Assim, para além de pensar os lugares de produção de conhecimento, propõe-se pensar as relações e negociações que emergem nas fronteiras dessa produção.   CHAMADA DE TRABALHOS Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da XI Jornada de Etnomusicologia e do IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão publicados em Anais e no formato de artigos científicos. Serão avaliadas submissões não apenas de trabalhos em etnomusicologia, mas em qualquer campo de conhecimento, desde que abranjam a música, obrigatoriamente, como objeto de estudo. Assim, além da etnomusicologia, o evento poderá acolher submissões em educação musical, composição, práticas interpretativas, teoria da música, musicologia, sonologia, musicoterapia, entre outros subcampos musicais, assim como em antropologia (da arte, da dança, cultural, social etc.), sociologia, história, comunicação, geografia, estudos culturais, semiótica, estética, medicina, biologia, ecologia, física, entre outras áreas não musicais cujos trabalhos submetidos deverão possuir a música como objeto de pesquisa e estudo.  Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo de um Comitê Científico diversificado, contando com integrantes de diferentes regiões do Brasil, e até mesmo do exterior. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação.   Serão critérios de avaliação: - Relevância do trabalho (centralidade na música, atualidade, inovação e contribuição para a área ou as áreas de conhecimento implicadas). - Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação). - Qualidade da escrita (normatização, tratamento adequado da linguagem, sequenciamento lógico e encadeamento de ideias).  Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados.  A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail coloquiojornada@gmail.com  Template em português  Template em inglês  Template em espanhol    CRONOGRAMA    CRONOGRAMA PRAZOS Lançamento do evento 20/06/2024 Submissão das chamadas de trabalhos 21/06 a 31/07/2024 Avaliação dos trabalhos (primeira etapa) 06 a 26/08/2024 Avaliação dos trabalhos (segunda etapa) 27/08 a 05/09/2024 Divulgação dos trabalhos aprovados 09/09/2024 Divulgação detalhada da programação do evento 01/10/2024 Entrega, por parte dos autores, da versão final dos trabalhos (a serem publicados nos anais do evento) 15/10/2024 Realização do evento 27, 28 e 29/10/2024    Comissões de trabalho  Comissão Organizadora da XI Jornada de Etnomusicologia, IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia Tainá Maria Magalhães Façanha (Coordenação Geral) Sonia Maria Moraes Chada Liliam Cristina Barros Cohen Adriana Clairefont Melo Couceiro Jucélia da Cruz Estumano Jorgete Maria Portal Lago Paulo Murilo Guerreiro do Moraes Marcus Facchin Bonilla Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes   Comissão de Comunicação e Divulgação Raphael Bezerra João Santos Saulo Caraveo   Comissão de Produção Artística Anielson Costa Ferreira  Rodrigo Ramos Marcelo Cardoso Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes Jucélia Estumano Angelo Gustavo Jady Roberta Oliveira   Comissão da Interação Tecnológica Evelyn Silva Isaque Baía Paula Thaís Pelaez   Coordenadoria Administrativa Adriana Melo Couceiro   Presidência da Comissão Científica Marcus Facchin Bonilla (UFNT) Jorgete Maria Portal Lago (UEPA\GEMAM) Jucélia da Cruz Estumano (UFPA/UDESC)

Exposição LabEtno de Portas Abertas

A Exposição LabEtno de Portas Abertas – Música é Conhecimento e Cultura, é um evento promovido pelo Laboratório de Etnomusicologia da UFPA, objetivando a divulgação e o amplo acesso da comunidade às pesquisas realizadas pelo LabEtno, na área de Música e seus diversos contextos culturais. Nesta edição, serão expostos os resultados de pesquisas em andamento e projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório. A Exposição acontecerá em diferentes formatos: áudios, vídeos, fotografias, artefatos musicais, bem como apresentação oral dos próprios pesquisadores, visando maior interação do público presente com as diversas manifestações e práticas musicais pesquisadas. A Exposição LabEtno de Portas Abertas acontecerá no dia 22 de Outubro de 2023, a partir das 9 horas, no Instituto de Ciência da Arte, localizado na Av. Presidente Vargas – Praça da República, ao lado do Teatro Waldemar Henrique. Programação   Ficha Técnica Curadoria: Líliam Cohen, Sonia Chada, Adriana Couceiro, Jucélia Estumano, Evelyn Silva, Isaque Baia.  Arte e Edição de Imagens: Edvaldo Souza. Edição de Vídeos: João Santos, Jady Roberta. Comunicação: João Santos, Raphael Bezerra, Evelyn Silva. Secretaria: Angello Souza, Jady Roberta e Paula Pelaz. Equipe de Som: Isaque Baia, Edvaldo, Messias França    Apresentações Artísticas Dose Única: Lorena Brabo e Reinaldo Konno  Jade Roberta e Lucas Castanha: Jady Roberta e Lucas Castanha  Choro com Café: Alannys Costa (violão 7 cordas), Eduardo Henryque (violão 7 cordas), William Baia (flauta transversal), Carlos Eduardo Praia (Bandolim solo), Mariana Raiol (cavaquinho e Bandolim solo), Angello Souza (pandeiro), Jorge do Cavaco (cavaquinho de centro).  Quinteto UbiArte: Isaque Baia; Luan Hermes; Rodrigo Silva; Thiago Sousa; Elder Queiroz. Coordenador: Prof. Dr. Elder Oliveira.  Marulhos – Uma instalação sonora: Leonardo Pratagy e Reinaldo Konno    Exposições  Projeto Intercâmbio de Saberes Pesquisadores: Isaque Baia e João Santos  Música Curuaia Pesquisador: Edilson Curuaia e Josileia Ferreira  Boi de Máscaras Pesquisadora: Evelyn Silva, em parceria Ponto de Cultura Bois de Máscaras e Rondi Palha.  Arqueologia Musical Amazônica Pesquisadora: Líliam Cohen e Tayana Teixeira  Memória Musical do Quilombo do Médio Itacuruçá Pesquisadora: Maria do Carmo  Música Lo-fi Pesquisador: Isaque Baia  Acervos do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA Pesquisador: Lorena Quintino  Música e interdisciplinaridade: A interação sonora dos instrumentos percussivos Amazônicos por meio da Gamificação. Pesquisador: Thiago Natanargil Lhamas  O Ensino de Música na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará: Diálogos entre Educação Musical e Etnomusicologia. Pesquisadora: Jucélia Estumano    

X JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E VIII COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

A ETNOMUSICOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar as pesquisas na área de etnomusicologia do Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e, fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Tem como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área.​Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com nove edições realizadas, as cinco últimas edições casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde a X edição da Jornada e ao VIII Colóquio, previstos em um evento de três dias, contando, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos nacionais e internacionais, estruturados em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular e produção de Anais. Os eventos vêm avançando e se encontram consolidados como acontecimentos importantes da área no Brasil.​A Jornada e o Colóquio demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo no âmbito nacional e internacional na área da Etnomusicologia. Os eventos buscam socializar as pesquisas desenvolvidas no campo da graduação e pós-graduação em música, assim como, fomentar a divulgação da produção científica dos textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins, nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza o diálogo da Academia com Mestres da tradição oral. Estes vêm colaborando com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA e UEPA.​O Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que nasceu na UEPA, passou a acontecer juntamente com a Jornada de Etnomusicologia na medida em que o LABETNO se tornou instância agregadora dos Grupos de Pesquisa das duas IES. Assim sendo, o Colóquio se uniu ao perfil e aos propósitos da Jornada de Etnomusicologia mencionados anteriormente.​No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia e do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação, no Pará e na Amazônia, da Etnomusicologia e de diversas searas da ciência com as quais a disciplina faz interface, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como, a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras, que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente nos âmbitos cultural, econômico e social.A proposta para a X Jornada e o VIII Colóquio consiste em uma programação contendo uma Conferência de Abertura, três Rodas de Conversas, Comunicações Orais que serão selecionadas pelos membros do comitê científico do evento, duas Apresentações Musicais de práticas musicais paraense e o lançamentos de e-book e livros, toda a programação em formato remoto (virtual), transmitida pelo canal do LabEtno no YouTube. CHAMADA DE TRABALHOS Com relação às Comunicações Orais a serem publicados nos Anais do evento – tanto na área de Etnomusicologia quanto em áreas afins. Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo do Comitê Científico. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação. Serão critérios de avaliação:- Relevância do trabalho (atualidade, inovação e contribuição para a área)- Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação). Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados. A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail coloquiojornada@gmail.comTemplates para Artigos em Inglês/Espanhol/Português Todas as informações referentes ao evento poderão ser consultadas no site - www.labetno.ufpa.br.  

Fim do conteúdo da página