Consumo Cultural: Uma investigação do acesso aos produtos e práticas culturais pelos estudantes universitários

Coordenação: Adriana Clairefont Melo Couceiro

Instituição: Universidade do Minho e Universidade de Aveiro

A presente proposta sobre o estudo do consumo cultural pretende construir algumas reflexões sobre os processos socioculturais que se realizam nas relações de consumo entre os atores culturais e o seu contexto social. para tanto, o suporte teórico-metodológico seguirá os caminhos da Teoria Sóciocultural do Consumo de Néstor Gracía Canclini, bem com, da Teoria do Consumo de Colin Campbell. os objetivos pretendidos buscam analisar os fatores determinantes do acesso aos produtos e práticas culturais pelos estudantes universitários. para alcançar esses objetivos pretende-se realizar um estudo etnográfico com a realização de um inquérito por questionário e de um observação direta com o propósito de compreender melhor os aspectos culturais e simbólicos do comportamento desses estudantes inseridos no contexto universitário. Nesta pesquisa, os dados selecionados serão organizados e analisados com o auxílio da análise de conteúdo e com o suporte do softwear SPSS.

Palavras chaves: consumo cultural, produtos culturais, práticas culturais

Endereço:

Av. Gov. Magalhães Barata, nº 611

Belém, Pará, Brasil - CEP:66.060-281

Telefones

+55 (91) 3249-2905 / 3222-9140 - Ramal:48

Fale Conosco
  • Profª Líliam Barros - sonchada@gmail.com
  • Profª Sonia Chada - lbarros@gmail.com

    twitter facebook rss

Desenvolvido por: Pedro Filho (pedro.ufpa@hotmail.com)